Notícias

A Pirâmide do Conhecimento

Vivemos numa era em que somos diariamente expostos a uma quantidade gigantesca de dados e, para compreendê-los, é preciso fazer a hierarquização e interpretação da informação. Assim, surgiu o termo Pirâmide do Conhecimento, ou como também é conhecida, a Hierarquia DIKW (Data-Information-Knowledge-Wisdom).
A pirâmide do conhecimento é uma hierarquia de conceitos muito utilizada na análise de dados. Um dos primeiros pesquisadores que estudou sobre o tema foi Russel Ackoff, na década de 1980.
O teórico norte-americano dizia que um dado sozinho não tem significado total, pois ele precisa ser interpretado para que possua valor e torne-se, de fato, uma informação. O conhecimento, portanto, é o conjunto e a compreensão dessas informações.
Dados são registros factuais, qualitativos ou quantitativos, e a informação é a contextualização que gera relevância e propósito a esses dados. Sendo assim, a organização e a padronização da informação são os fatores que possibilitam o conhecimento.
Já a sabedoria é o resultado que você alcança por meio da análise dos diferentes cenários até então apresentados. Ou seja, um aspecto depende do outro, por isso é importante manter essa sequência da pirâmide de conhecimento. #conhecimento #analisededados #escolagurilandia