Você está em Home Sobre a Escola

A escola Gurilândia foi fundada em 01 de março de 1960 em um pequeno espaço, onde quase não tinha estrutura, pois contava com poucas cadeiras, esteiras no chão, porém um ambiente acolhedor e repleto de pessoas compromissadas com a educação infantil.

A história da escola é marcada por grandes evoluções, tanto na parte física quanto na pedagógica. A primeira filosofia que foi tomada pela escola foi a Montessoriana. Em 1995 foram lançadas novas ideias e questionamentos que redirecionaram a proposta pedagógica da escola, que então passou a basear-se na filosofia Construtivista. Hoje, a sua busca é conectar-se com novas pesquisas e estudos científicos que contribuem para o entendimento do processo aprendizagem dos alunos buscando sua eficiência.

A Escola Gurilândia busca tornar-se referência educacional por seu comprometimento com a cidadania mundial, por ajudar a desenvolver, em cada aluno notáveis qualidades acadêmicas, éticas, sociais e multiculturais, no papel da construção de um mundo mais justo, mais respeitoso, mais plural e mais civilizado.

Educar seus alunos para aprendizagem, para a vida, tornando-os cidadãos aptos, críticos, comunitários, éticos e de consciência multicultural na sua atuação, munidos de uma educação formal e de ótima qualidade, fatores essenciais para sua formação como ser humano em um mundo sem fronteiras.

Estrutura

Objetivos gerais Educação Infantil

• Privilegiar a criação de um ambiente afetivo, condição fundamental para a aprendizagem;

• Investir num ambiente sócio moral que oportuniza o trabalho com os valores, para formação de cidadãos;

• Oferecer oportunidades para o lúdico, movimento em direção ao prazer, fazer e construir;

• Promover a construção da leitura e escrita, revelando sua função social;

• Envolver o aluno num ambiente multicultural e internacional;

• Ampliar o raciocínio lógico-matemático, através das experiências com o meio;

• Ter contato com os temas transversais (ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, questões sociais);

• Colocar o aluno em contato com as novas transformações tecnológicas;

• Contribuir para que os alunos tenham uma melhor qualidade de vida SOCIAL no 3º milênio, através da valorização do sentimento de cidadania.

Objetivos gerais Ensino Fundamental

• Propiciar um clima harmonioso de trabalho, valorizando a construção de vínculos afetivos e o respeito à individualidade;

• Desenvolver alunos que tenham confiança em suas capacidades cognitiva, afetiva, ética e social: para agir com perseverança na busca do conhecimento e no exercício da cidadania;

• Garantir que o aluno se perceba como dependente e agente transformador do meio ambiente, contribuindo ativamente para a sua melhoria;

• Capacitar o aluno, do ponto de vista acadêmico, a enfrentar novos desafios, ampliando suas potencialidades e posicionando-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais;

• Envolver o aluno num ambiente multicultural e internacional;

• Planejar, dentro das diversas áreas do conhecimento, situações em que o aluno aprenda a utilizar seus conhecimentos como instrumento de compreensão da realidade, seja do ponto de vista da utilidade prática, seja na formação de estruturas de pensamento, que permitam a ele expressar e comunicar suas ideias, usufruir das produções culturais, bem como analisar, interpretar e transformar o mundo que o rodeia;

• Promover condições para que o aluno se aproprie dos conteúdos, transformando-os em conhecimento próprio;

• Garantir um convívio social democrático com ênfase na compreensão e construção das regras, desenvolvendo nos alunos atitudes de respeito, cooperação e solidariedade;

• Capacitar o aluno a desenvolver hábitos saudáveis, agindo com responsabilidade em relação à sua saúde.

Tecnologia educacional Uma escola digital

Por acreditar que o aprender se dá de várias maneiras em sala de aula, e que uma delas é a integração da tecnologia de modo criterioso e estimulante, a GURILÂNDIA tem um departamento de tecnologia da educação na escola, cuja iniciativa primeira é dar suporte ao desenvolvimento do currículo. Dessa maneira, seja como um meio para pesquisa e informação ou como uma forma de promover e ampliar o contínuo diálogo entre escola, corpo docente, pais e filhos, a tecnologia na GURILÂNDIA vem sempre para agregar. Conheça algumas das ferramentas do departamento.

Tecnologia de ponta na ponta dos dedos

Essa iniciativa traz para a sala tablets para uso pedagógico. O uso dos tablets torna o processo mais rico e estimulante, trazendo para os alunos conteúdos atuais e dinâmicos relacionados àquilo que está sendo ensinado no momento.

Aulas projetadas: Uma janela para o mundo

Diversas salas de aula, na Gurilândia, já possuem projetores. Dessa forma, os professores podem compartilhar conteúdo de uma maneira mais atual, dinâmica e empolgante com os alunos. E com a utilização de recursos digitais e a própria possibilidade de acesso à internet, cada aula pode tornar-se inesquecível.

Google for education

A Gurilândia oferece dispositivos e ferramentas do Google, de alta qualidade e fáceis de usar, para os alunos manusearem na Escola e em casa. Uma plataforma única que permite aos alunos, professores, responsáveis e administradores terem acesso fácil a informações compartilhadas. Isso melhora o acesso dos alunos à aprendizagem e os ajuda a se familiarizar com tecnologias.
O Google Classroom facilita a comunicação da turma, acompanha o progresso dos alunos e permite que professores e alunos atinjam resultados melhores e mais motivadores.

Contrato registrado

Clique aqui e visualize o nosso contrato regsitrado em cartório de títulos e documentos.